App Droga Raia

Estudo de Caso

Ferramentas: Figma | Photoshop
Case de Estudo: Aplicativo Droga Raia

01

Problema a solucionar

Descobrir, solucionar problemas e criar melhorias para os usuários do aplicativo Droga Raia.

02

O Desafio

03

Cenário Atual Farmacêutico

Será que os usuários estão comprando menos de farmácias? De acordo com pesquisas estão comprando mais, é um mercado em ascensão, com grandes oportunidades e aumento de compras em itens não farmacêuticos. As farmácias com mais faturamento também possuem os maiores volumes de download dos aplicativos, sendo utilizadas como referências e análises.

04

O Processo

Método Escolhido Duplo Diamante

Este método foi escolhido principalmente por sua eficiência em mapear os problemas dos usuários que até então eram desconhecidos e definir soluções. O Duplo diamante é dividido em 4 fases: DESCOBERTA no qual são identificados os problemas de acordo com as necessidades dos usuários, DEFINIÇÃO em que são analisadas todas as ideias e selecionada a melhor solução de acordo com os objetivos. DESENVOLVIMENTO em que é feito a solução e testes destas soluções e por último, ENTREGA, em que cria o protótipo e prepara para o seu lançamento.

DESCOBERTA

A – Quais são as necessidades dos usuários? Análise das avaliações mais relevantes do Aplicativo Droga Raia.

B – O que o usuário busca em uma compra na Droga Raia, de acordo com comentários na Play Store.

  • Thaina Moreira: “O aplicativo é bom, porém, poderia ser muito melhor dando a oportunidade das unidades receberem o pedido e encaminharem para o cliente e não a Central fazer esse procedimento, porque eu acredito que quando o cliente compra um medicamento é para fazer uso imediato e não esperar 1 ou 2 dias úteis para recebe-lo, fato esse que seria revertido se os pedidos e as entregas ficassem sob a responsabilidade das unidades. Na minha opinião é algo que faz com que o aplicativo caia para uma posição ruim.”
  • Rodrigo Batista: “App descomplicado, preços realmente diferenciados dos que se encontra em loja física, opção de retira em loja para poupar no frete, liberação super rápida e disponibilidade de estoque ótima. Falta opção para “organizar por preço” na busca e mais formas de pagamento, como pix por exemplo seria ótimo. De modo geral um ótimo app, sempre coto com app de outras farmácias e dificilmente perde em preço.”
  •  Luis Paulo: “Usabilidade do aplicativo é péssima. Digitei os dados do cartão errado e tive que refazer todo o processo de compra, pois o app não dá a opção de corrigir na tela de pagamento, além de deixar a compra como em Análise e fazer várias tentativas de cobrança seguidas. Refiz a compra com outro cartão pq precisava muito do remédio, porém acabei me esquecendo de adicionar o cupom de desconto que utilizei da primeira vez, ou seja, paguei mais caro e ainda me frustrei. Usabilidade ZERO! MELHOREM!!”
  •  Fabricio Monzi: “Precisa melhorar muito a usabilidade. Não dá pra ordenar os resultados da busca por preço, só escolher as “faixas de preço”, aí vc precisa ficar alterando a faixa de preço pra ver o que tem em cada uma pra comparar preços. Bizarro e perda de tempo. No filtro de categorias não têm coisas óbvias pra facilitar a busca, como “Comprimidos” ou “pomada”, mas têm “Remédios” e “Medicamentos”. Se vc não sabe a diferença, não se preocupe, pq a Raia tb não sabe, e põe produtos iguais misturados nas duas.”
  • Ivan Sergio: “Embora tenha acompanhamento em tempo real, a loja física não registra os procedimentos e o consumidor fica sem a atualização. Sem a atualização a Drogaraia não finaliza a venda e não emite a NF. E quando opta por cancelar a transação não assume a decisão nem explica o motivo, atribuindo a culpa ao consumidor e seu cartão.”
  • Maria Almeida: “Fiquei mais de 1 hora para fazer uma simples compra, não é a primeira vez que isso acontece. Deveria mostrar quais produtos estão indisponíveis para compra no local selecionado.”
  • William Ferreira “Quando vamos fazer pela primeira vez as compras, nós selecionamos o produto, adicionamos na cesta e vamos para comprar certo? Agora, por que quando vamos fechar a compra, selecionar a loja e tals , temos que colocar 2 vezes nossas informações???? Uma vez só já basta, aí isso acaba estressando a pessoa pois ela vai ficar tipo: NOSSA TENHO QUE PREENCHER TUDO ISSO DE NOVOO??”
  • Silas Hahn da Silva “Péssimo! Nada intuitivo… Solicita 03 cadastros, um do usuário, outro do endereço de entrega e um do local de cobrança que é totalmente sem sentido, visto que a cobrança é por cartão de crédito! Sem falar que solicita a foto da receita e direciona para o site e é mais um cadastro, depois disso não aparece a confirmação da receita no app…”

C – Criação do Formulário de Pesquisa e envio para grupos selecionados que já utilizavam o Droga Raia ou concorrente. Principais questões:

D – Aplicativos Instalados para pesquisa, de acordo com ranking do faturamento das farmácias e mais 500mil downloads.

E – Rascunhos da Análise da Arquitetura de Informação do app Droga Raia e as 4 referências para analisar diferentes problemas e soluções.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

A – Personas de acordo com respostas do formulário, análise de feedbacks da Play Store e pesquisa com usuários do aplicativo Droga Raia.

65 Anos, Viúva, dona de casa

Dona Maria

Objetivos

Ficar saudável durante a pandemia com passeios isolados

Não sair de casa sem necessidade e receber rápido

Ficar junto a família e cuidar da mesma

Frustrações

Não poder socializar, nem ir a festas de familiares de longe

Dificuldade para usar a tecnologia e enviar receitas

Demora para entrega de produtos enquanto presencialmente é mais rápido

Compras

2x por mês via delivery em drogaria concorrente

Uma única vez via app Droga Raia

Compra de remédios

39 anos, casada, modelo

Luciana Dutra

Objetivos

Conforto de receber em casa

Tirar dúvidas com o farmacêutico

Quer ter o produto rapidamente algumas vezes

Frustrações

Não encontra o seu produto

Precisar de algo urgente e ter que ir presencialmente

Bugs ocasionais

Compras

Compras presenciais mais de 9 vezes por mês

Compras pelo app de 3 a 4 vezes por mês

Compra de Remédios, Cosméticos, Fitness e Nutrição

30 anos, solteiro, arquiteto

Luan Pereira

Objetivos

Gosta de receber em casa

Descontos

Receber ofertas personalizadas

Frustrações

Não encontrar o produto pelo app

Cadastro e pagamentos muito longo

Usou o aplicativo de farmácia e teve que buscar o produto muito longe devido a um erro do sistema, teve um cancelamento no qual só avisaram no dia seguinte. 

Compras

Compras presenciais de 3 a 4 vezes

Uma vez por mês via app Droga Raia

Compra de Remédios, Cosméticos, Higiene e Beleza

Desenvolver

Definição das soluções aos principais problemas.

A – Entregas rápidas via app.

B – Facilitar o usuário a encontrar o produto e incentivar a compra com Destaques.

C – Consulta com farmacêutico

D – Acompanhar o pedido em tempo real

E – Facilidade de cadastro, pagamento e envio de receita.

05

Entregar

A proposta é resolver todos os problemas selecionados na etapa anterior. Após a análise dos 5 aplicativos de referência, foram feitos wireframes em baixa fidelidade para depois criar estruturalmente o protótipo via Figma.

Analisando a UX/UI e avaliações dos usuários

Aplicativo Pague Menos

Aplicativo Drogaria São Paulo

Aplicativo Pacheco

Aplicativo Ultrafarma

Wireframe de baixa fidelidade